Prefeitura de Jati realiza pagamento da primeira parcela do Garantia Safra

Em: Gabinete - Data: 30 de março de 2021

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que perderam, pelo menos, 50% da produção por causa da estiagem ou excesso de chuvas.

Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, que plantaram entre 0,6 a 5 hectares, de produtos como feijão, milho, arroz, mandioca e algodão, e tiverem perdas comprovadas, por estiagem ou excesso de chuva. O prejuízo deve ser igual ou superior a 50% da produção. É necessário que o agricultor possua a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jati investiu o recurso de contrapartida no valor de R$22.644,00, destinados ao pagamento dos agricultores beneficiários do programa. Com este recurso foi possível realizar o pagamento da primeira parcela do programa.

‘’É com grande satisfação que anunciamos o pagamento da primeira parcela deste benefício. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo homem do campo com a estiagem e com a perda das lavouras. Este benefício significa também o sustento de muitas famílias durante um período de dificuldade, ’’ disse Mônica Mariano, Prefeita de Jati.