Absorvente grátis: Prefeita de Jati lança projeto inédito no Ceará

Em: Gestão Prefeitura de Jati - Data: 20 de maio de 2021

A Prefeita Mônica Mariano elaborou mais um projeto pioneiro no estado e um dos poucos no Brasil, que trata da distribuição de absorventes para as meninas da rede municipal de ensino. Esta medida visa realizar a medicina preventiva, pauta defendida pela atual gestão ‘’a higiene inadequada durante o período menstrual causa doenças, nosso objetivo é preservar a saúde e a dignidade das meninas do nosso município’’, disse a Prefeita.

O Projeto foi apresentado a Câmara de Vereadores na noite do dia 18 e será votado na próxima sessão.

Falta de absorventes prejudica o rendimento escolar

Estudos mostram que 1 em cada 04 meninas já faltaram as aulas durante a menstruação, por não poderem comprar absorventes. Estes dados impactam negativamente no rendimento, aumentando a evasão escolar.

Devido à falta de recursos financeiros, mulheres e meninas utilizam papel higiênico e pedaços de pano velho como alternativa para substituir o item. Esta substituição não é segura para a saúde, pois favorece a proliferação de fungos e bactérias, além de afetar o psicológico e a dignidade delas.